Soft Skills: competências chave para o sucesso

Mãos nos bolsos, encolher os ombros, desviar o olhar ou murmurar respostas. Muitos professores, educadores e pais estão certamente familiarizados com alguns destes comportamentos, tão típicos dos adolescentes. No dia-a-dia de uma sala de aula, é frequente identificar atitudes como estas nos alunos, que parecem constantemente desinteressados.

No entanto, estes comportamentos podem não ser necessariamente culpa dos adolescentes, mas sim de uma falha na sua aprendizagem. Falamos-lhe das Soft Skills, um conjunto de capacidades interpessoais às quais, geralmente, não é dada a devida atenção.

Ao contrário das Hard Skills, como a matemática, as línguas e as ciências, as Soft Skills giram em torno da comunicação, do relacionamento com os outros, dos hábitos pessoais e da autodisciplina. As Soft Skills complementam as Hard Skills e, em certas profissões, chegam a ser ainda mais importantes do que as competências académicas. É por isso que vemos um interesse cada vez maior por parte dos empregadores em encontrar profissionais com este tipo de competências.

Conheça três exemplos de Soft Skills importantíssimas para o sucesso profissional dos alunos.

Comunicação

Esta é uma ferramenta indispensável para quem quer concretizar o seu trabalho de forma eficaz. Dentro desta área, é importante ensinar os alunos como devem abordar e responder a alguém, mantendo uma conversa coerente e coesa. Assim, conseguirão mais facilmente esclarecer o seu ponto de vista e compreender o do outro.

Empatia

Qualquer que seja a profissão, surgem problemas diariamente. A resolução destes problemas torna-se mais simples se os profissionais tiverem consciência da perspetiva da outra pessoa. Ao colocarmos-nos no lugar do outro, ao ouvirmos aquilo que tem para dizer, conseguimos ter uma melhor noção das necessidades de quem nos rodeia, conquistando um melhor ambiente de trabalho.

Autoconhecimento

Como é comum ouvir-se, “ninguém nasce ensinado”. Contudo, utilizando outra expressão não menos comum, “tudo se aprende”. Assim, seja na escola ou no trabalho, cada pessoa deve ter noção das suas capacidades e das suas limitações. Quando temos consciência do nosso valor, daquilo que somos capazes, conseguimos também encontrar melhores estratégias para ultrapassar as dificuldades. O autocontrolo e a autoconfiança são alicerces cruciais para tomarmos o melhor partido das nossas Hard Skills.

 

Um comentário em “Soft Skills: competências chave para o sucesso

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *