Uma inspiração – vamos seguir o exemplo por um planeta mais limpo

Falamos novamente de uma questão muito preocupante que é a crise ambiental, que enfrentamos atualmente. Assim, convém ficarmos atentos aos bons exemplos. Estes representam uma inspiração para todos, ensinando-nos a mudar de atitude para conseguirmos um planeta mais limpo.

Decerto, o aquecimento global, o efeito de estufa, as chuvas ácidas e as alterações climáticas trazem consequências devastadoras para a continuidade da vida na Terra tal como a conhecemos! A título de exemplo, referimos uma notícia que foi avançada recentemente dando conta de uma das consequências do aquecimento global. Refere-se ao aumento do nível médio das águas do mar, que deverá subir dois metros em 80 anos. Isto é assustador…

Analisando esta e outras notícias que frequentemente surgem sobre esta problemática, todos temos que estar cientes de que devemos atuar com celeridade, sob pena de deixarmos aos nossos filhos um planeta sem condições para a vida. Portanto, as nossas ações individuais farão toda a diferença!

Conheça Claire Sancelot

É precisamente este o modelo que nos traz a francesa Claire Sancelot. Ela ensina-nos a viver numa casa, praticamente, sem desperdícios. Abriu a “primeira loja desperdício zero” do Sudeste Asiático, a The Hive. Neste âmbito, assume-se como uma das porta-vozes de um movimento que nos incentiva a olhar de outra forma para o lixo doméstico que produzimos.

Claire Sancelot vive agora em Kuala Lumpur, na Malásia. O projeto Zero Waste Malaysia é da sua autoria e foi já distinguido, em 2017, pelas Nações Unidas. No início vendia cerca de 50 produtos. Neste momento tem quatro espaços próprios e vinte pontos de venda, sendo alguns em supermercados. Por outro lado, tem-se constatado que as pessoas esforçam-se por mudar a forma como estão a consumir. Na verdade,  têm agora outro cuidado quando estão a comprar, selecionando o que de facto é importante.

Entretanto, apresenta cinco sugestões para iniciarmos esta tarefa de reduzir o nosso consumo e darmos o nosso contributo para um mundo mais limpo.

Para terminar, este pode ser encarado como um estilo/uma filosofia de vida sustentável, preocupada, responsável, eficiente e económica, cujos desperdícios cabem muitas vezes num simples frasco de vidro. Por certo, interessa não esquecer que a preservação do planeta é da responsabilidade de todos!

5 comentário em “Uma inspiração – vamos seguir o exemplo por um planeta mais limpo

  1. Cecília Maria comentou:

    Excelente exemplo. Se todos fizéssemos algum esforço, teríamos um planeta melhor! Obrigada pela partilha.

  2. Manuel Costa comentou:

    Adorei ler! Realmente todos temos que contribuir para que as próximas gerações tenham condições para viver. Vou explorar com os meus alunos. Obrigado

  3. Adelino Silva comentou:

    Que artigo pertinente. Preocupa-me imenso o estado em que vamos deixar o planeta para os nossos filhos. Devia existir maior sensibilização. Um bem haja ao blogue por ter estas preocupações.

  4. Patrícia Santos comentou:

    Abusamos do planeta de forma irresponsável. Tem que haver grande sensibilização das pessoas porque é urgente a mudança de comportamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *