Minhas senhoras, cuidado com as unhas de gel!

Será seguro fazer unhas de gel? Decerto, é muito mais prático para as mulheres ter unhas magníficas durante um mês. Mas, valerá a pena correr riscos?

Há risco de cancro por fazer unhas de gel?

Iniciou-se, na última década, a discussão sobre os riscos associados à segurança das unhas de gel. Há casos de cancro de pele, que surgiram nas mãos de mulheres que recorrem a estas técnicas de beleza, já publicados na literatura médica. Estas senhoras não tinham casos de cancro na família e a exposição ao Sol era baixa, no entanto, tinham em comum o gosto por unhas de gel, sempre bonitas e perfeitas.

Na verdade, sabemos que para “secar” o gel há necessidade da exposição à radiação ultravioleta (UV). As lâmpadas utilizadas emitem radiação UV, maioritariamente UVA, radiação esta que está associada ao aumento do risco de cancro de pele e ao envelhecimento precoce desta.

Com certeza, estarão a pensar que o intervalo de tempo de exposição à radiação é muito curto, todavia, salienta-se que o efeito da radiação UV é cumulativo, isto é, todos estes minutos são somados ao longo da vida, acarretando, inevitavelmente, danos na pele. Convém ainda frisar que esta radiação UV emitida pelas máquinas utilizadas neste procedimento, é cerca de quatro vezes mais forte do que a radiação UV proveniente do Sol.

Efetivamente, as radiações UVA e UVB podem provocar alterações cromossómicas, fazendo com que as células se reproduzam em número anormal, prejudicando ainda certos componentes que impedem esta reprodução exagerada e que nos protegem do surgimento de tumores. Por outro lado, a radiação UVA penetra numa camada muito mais profunda do que a epiderme, o que poderá aumentar o risco de desenvolver cancro de pele.

Que tipo de lâmpadas existem?

Podemos encontrar dois tipos de lâmpadas nestes aparelhos de secagem das unhas de gel: as lâmpadas UV (ultravioleta) e as LED (díodo emissor de luz). Todavia, ambas emitem radiação UV! As lâmpadas LED emitem níveis inferiores de radiação UV e por períodos de tempo mais reduzidos, o que se traduz numa menor exposição à radiação.

Há outros riscos associados às unhas de gel?

Sim! Há vários estudos publicados que relacionam a aplicação do gel com o aparecimento de alterações significativas nas unhas, por exemplo:

A quem não se recomenda, de todo, as unhas de gel?

Que medidas de segurança deve adotar para beneficiar das unhas de gel?

Para terminar, propomos que assista a esta entrevista. Oiça, assim, a opinião do Dr. Fernando Ribas, médico dermatologista.

4 comentário em “Minhas senhoras, cuidado com as unhas de gel!

  1. Anabela Faria comentou:

    É uma boa chamada de atenção. Vemos meninas de 13 e 14 anos a fazer unhas de gel frequentemente. Há que ter cuidado, é radiação. Parabéns ao blog.

  2. Ana Ramos comentou:

    Gostei de ler! Às vezes o que é mais prático não é saudável. Temos que estar atentos a isto. Artigo interessante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *