Eu sou diferente… mas vou conseguir!

No passado dia 23 de abril, celebrámos no blog o Dia Mundial do Livro, com o artigo “Dia Mundial do Livro – 5 curiosidades sobre livros”

A literatura infantil pode ser uma ótima ferramenta educativa, pois apresenta, de forma lúdica e leve, temas cruciais do nosso dia a dia.

Hoje, vamos apresentar-vos a história do Capuchinho Vermelho adaptada, não como um conto como muitos outros, mas sim como uma história de vida, que expressa simbolicamente a realidade que nos cerca e a diferença que existe entre cada um de nós.

O que vos apresentamos é uma versão idealizada da história que visa ajudar as crianças a desenvolver a capacidade de se relacionar com o outro, diferente de si, respeitando e aceitando as suas diferenças.

As histórias ajudam as crianças a vivenciar realidades e contextos diferentes dos seus.

Desta forma, as crianças conseguem compreender e assimilar melhor a diversidade que existe entre pessoas, culturas e sociedades.

Os fantoches, por exemplo, são brinquedos que ajudam a expressar simbolicamente a realidade que nos cerca. É através da interação com este tipo de brinquedo, que as crianças exploram o mundo e aprendem a lidar com os outros e com as suas diferenças.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *