A Importância da Musicoterapia no Desenvolvimento do Ser Humano

A Influência da Música

A importância e a influência da música no desenvolvimento do ser humano têm-se tornado cada vez mais evidentes.

O poder da música é utilizado para atingir objetivos terapêuticos mantendo, melhorando e restaurando o funcionamento físico, cognitivo, emocional e social do ser humano.

A música é um meio de comunicação universal que estimula a comunicação e fortalece as relações inter e intrapessoais. Ou seja, ajuda a desenvolver a inclusão social, permitindo que todas as pessoas participem, de forma diferente, numa mesma atividade, proporcionando momentos de prazer, alegria e boa disposição.

 

Benefícios da Musicoterapia

A musicoterapia é uma terapia que consiste na utilização da música e dos seus elementos, como o ritmo, a melodia e a harmonia, no tratamento de problemas físicos, mentais, afetivos, sociais ou cognitivos. Por isso, oferece um grande leque de experiências que estimulam todas estas áreas do desenvolvimento do ser humano.

Os objetivos gerais da musicoterapia variam de acordo com as características do grupo ou de cada indivíduo, das suas necessidades e especificidades. Contudo, alguns dos objetivos da musicoterapia com crianças ou jovens com dificuldades e/ou limitações baseiam-se na estimulação da comunicação, seja ela verbal ou não verbal.

Inclusive, esta terapia ajuda a explorar as potencialidades e a ter consciência dos próprios limites. Além disso, estimula a coordenação motora grossa e fina através da promoção de atividades musicais e da utilização de instrumentos musicais de percussão simples.

Por um lado, desenvolve a orientação espacial e corporal através de vivências musicais. Por outro lado, fortalece a capacidade de atenção e concentração e, ainda, estimula a imaginação e a criatividade.

São conhecidos os vários benefícios da musicoterapia em crianças e jovens com diferentes problemáticas e perturbações, nomeadamente com síndrome de Down, Turner e Rett, distúrbios neurológicos, distúrbios emocionais, deficiências sensoriais, visuais e auditivas, autismo, dificuldades de aprendizagem, hiperatividade e défice de atenção, entre outras.

Entre os benefícios mais importantes, salientamos:

  • Promove o equilíbrio emocional;
  • Proporciona alegria e bem-estar;
  • Cria e aperfeiçoa a comunicação;
  • Aumenta a autoestima, a autonomia e a motivação;
  • Reduz a ansiedade e o stress;
  • Estimula o desenvolvimento psicomotor;
  • Melhora a memória;
  • Ajuda no tratamento de depressões;
  • Possibilita a inclusão social.

Em conclusão, propomos um conjunto de instrumentos musicais adequado para este tipo de terapia. Este conjunto ajudará a desenvolver competências neuropsicológicas fundamentais para o desenvolvimento integral do ser humano.

            

Subscreva a newsletter do blog e seja notificado sempre que lançamos novos artigos.

Um comentário em “A Importância da Musicoterapia no Desenvolvimento do Ser Humano

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *