O Dia da Criança deve ser todos os dias do ano, embora haja um dia com este nome – hoje, 1 de junho.
Então, propomos-lhe algumas experiências divertidas para realizar com as crianças, deixando que elas sejam os atores principais. O que pretendemos é que cada criança viva intensamente o Dia Mundial da Criança! Isto na companhia da sua família e que todos desfrutem desta animação.
O Dia Mundial da Criança
Este dia pretende ser uma homenagem a todas as Crianças. Sim, elas que são o futuro da Humanidade.
Na verdade, e numa perspetiva histórica, já em 1946 a Organização das Nações Unidas (ONU) efetuou várias iniciativas em defesa das Crianças. Assim apareceu a United Nations Children’s Fund – (UNICEF). O seus objetivos prendiam-se, sobretudo, com a proteção das crianças e com o seu pleno desenvolvimento.
Seguiu-se o dia 1 de junho de 1950, que, por iniciativa da ONU, foi o dia em que se celebrou pela primeira vez o Dia Mundial da Criança. O objetivo, nesta altura, era alertar para os problemas que várias crianças enfrentavam. Neste dia, reconheceu-se que todas as crianças deveriam ter vários direitos, como por exemplo, amor, afeto, alimentação, saúde, educação gratuita…
Oficialmente, esta efeméride é assinalada a dia 20 de novembro pela ONU. Primeiro, porque foi neste dia que se verificou a aprovação da Declaração Universal dos Direitos da Criança, em 1959. Depois, porque também neste dia se homologou a Convenção dos Direitos da Criança, em 1989. O nosso país ratificou esta Convenção a 21 de setembro de 1990.
Para terminar, são vários os países que comemoram esta data a 1 de junho, como como é o caso de Portugal.
As atividades práticas que para vós escolhemos
Já AQUI falamos sobre as múltiplas potencialidades da educação em ciências e as competências que as atividades práticas permitem desenvolver nas crianças, das quais destacamos:
Neste seguimento, vimos propor-lhe que realize em casa com as suas crianças, três experiências intituladas: O balão que enche sem soprar, Aspirador de ovos e Bolhas dançantes.