Depois dos artigos publicados anteriormente, A importância do Cálculo Mental e Estratégias de cálculo mental para a adição e subtração, vamos agora abordar algumas estratégias para a multiplicação e divisão inteira.
As competências de cálculo mental para multiplicação e para a divisão inteira começam a ser trabalhadas no 3.º ano.
Multiplicação
No caso da multiplicação, podemos constatar este facto com a leitura de algumas metas curriculares para este ano de escolaridade:
De forma a trabalharmos o cálculo mental relativamente à multiplicação, apresentamos, de seguida, algumas estratégias a aplicar:
Estratégias de cálculo mental a utilizar com números naturais na multiplicação:
Divisão
No caso da divisão inteira, e segundo o Programa de Matemática para o Ensino Básico, um dos conteúdos a trabalhar no 3.º ano é precisamente:
Da mesma forma que fizemos para a multiplicação, apresentamos a seguir duas estratégias a serem utilizadas na divisão inteira.
Estratégias de cálculo mental a utilizar com números naturais na divisão:
Em suma, mencionamos neste artigo algumas estratégias de cálculo mental para a multiplicação e divisão inteira.
Desta forma, terminamos o tema do cálculo mental para o 1.º ciclo, mas voltaremos posteriormente a abordar outras estratégias utilizadas para diferentes níveis de escolaridade.