Soluções

Esclarecemos anteriormente, no artigo As misturas de substâncias do nosso quotidiano sobre a diferença entre misturas heterogéneas, coloidais e homogéneas. Às misturas homogéneas também chamamos SOLUÇÕES. Não que tenha a ver com as soluções de um problema matemático, mas se quisermos entender assim, as misturas homogéneas são realmente as SOLUÇÕES de muitos dos problemas da nossa vida diária. Ora vejamos…

Aplicações práticas das SOLUÇÕES

Não é novidade que as substâncias puras com as quais contactamos são em número reduzidíssimo [oxigénio, ferro, sacarose (vulgo açúcar)]. De facto, lidamos muito mais com misturas. Assim, grande parte das substâncias químicas que usamos diariamente está, efetivamente, na forma de soluções ou misturas homogéneas.

Verificamos que estas são de enorme utilidade e têm as mais variadas aplicações, permitindo-nos ter ao nosso dispor diversos materiais. O que seria da nossa vida sem as soluções?

Relembramos que as soluções são compostas por um ou mais solutos (o que está em menor quantidade) e um solvente (o que aparece em maior quantidade).

Nos laboratórios de Química usam-se, maioritariamente, soluções líquidas, embora existam soluções sólidas e gasosas.

Como preparar uma solução?

No seu trabalho habitual um químico prepara frequentemente soluções. Brevemente publicaremos um artigo para explicar os procedimentos a ter em conta na preparação de soluções. Estejam atentos..


Subscreva a newsletter do blog e seja notificado sempre que lançamos novos artigos.

2 comentário em “Soluções

  1. Ana Lacerda comentou:

    Muito interessante, especialmente as aplicações no dia a dia. A ciência deve ser estimulada nos nossos jovens. Parabéns pelo trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *