Robótica: Um Trunfo para a Motivação na Escola

A falta de motivação dos alunos tem vindo a revelar-se um dos maiores problemas nas nossas escolas. A escola dos nossos dias tem vindo a preocupar-se com esta realidade e procura novas formas de inspirar os nossos alunos para o processo de ensino e aprendizagem. Por isso, as escolas não podem deixar de pensar nas novas tecnologias como uma forma de motivar os nossos alunos.

A escola dos nossos dias não se pode esquecer que os nossos alunos vivem no mundo das tecnologias, são nativos digitais, e isso reflete-se não só no seu dia a dia, mas sobretudo, nos seus gostos e na definição do seu futuro.

Sendo assim, é evidente que o papel da escola é munir-se de novas formas de transmissão de conhecimentos através das novas tecnologias, permitindo, não só, que os alunos aprendam motivados, mas também que se preparem para o mercado de trabalho, cada vez mais exigente e formatado de acordo com estas novas ferramentas.

A Robótica – Uma Metodologia de Ensino Inovadora

A adoção de uma metodologia de ensino inovadora é, sem dúvida, uma estratégia eficiente para aumentar a motivação dos alunos para a escola.

Com motivação, os alunos começam a encarar a escola como um desafio, envolvendo-se no processo de ensino-aprendizagem com mais interesse e entusiasmo. Mais importante ainda, os alunos, quando se sentem motivados, aprendem a regular as suas capacidades e a direcionar a sua atenção/ concentração. Assim, os alunos irão melhorar certamente o seu desempenho escolar.

Neste sentido, o que propomos neste artigo é uma forma inovadora e criativa do professor apresentar os conteúdos aos seus alunos, de forma a motivá-los para a sua disciplina.

Não há dúvida que a Robótica é, sem dúvida, uma ferramenta didática e pedagógica muito atrativa, permitindo que tanto professores como alunos sejam incitados a trabalharem de forma mútua, colaborativa e produtiva.

A Robótica – Uma Ferramenta de Interdisciplinaridade

A Robótica é uma ferramenta de interdisciplinaridade e de socialização. A Robótica permite que os professores consigam estabelecer relações entre os diferentes conteúdos lecionados e as atividades que permitem consolidar esses mesmos conteúdos, de forma significativa e efetiva, atendendo às expectativas e aos interesses dos alunos.

O que se pretende efetivamente com a Robótica é, com toda a certeza, motivar os alunos para o processo de ensino e aprendizagem, integrando as diferentes áreas do conhecimento e permitindo que os alunos construam o seu próprio conhecimento através desta tecnologia.

Se pretender que lhe apresentemos algumas sugestões de como se pode utilizar a Robótica no desenvolvimento de uma atividade, ou se pretender contribuir com alguma sugestão, deixe o seu comentário a este artigo.

Pode ainda ver os seguintes artigos: “Programa o teu Robô – Novas Formas de Aprendizagem”; “A Robótica como Ferramenta Educativa e Inclusiva” e “Robótica Educativa”.

2 comentário em “Robótica: Um Trunfo para a Motivação na Escola

  1. Fátima comentou:

    Boa tarde,
    Excelente ideia, e sempre defendi este tipo de trabalho nas aulas, mas quem pode ou deve financiar a aquisição dos diferentes materiais que são necessários? onde está a preocupação de criar formação para ajudar os docentes que possam trabalhar com os alunos neste tipo de projetos? …

    • Abecedário da Educação comentou:

      Boa tarde!
      Relativamente à primeira questão, as escolas podem financiar este tipo de materiais, no entanto, carecem da aprovação de um projeto elaborado por um ou mais docentes. Contudo, as Câmaras Municipais podem também financiar projetos ligados à robótica dos agrupamentos de escolas do município.
      Quanto à formação de docentes nesta área, é frequente que escolas com clubes de robótica ou outros projetos ligados à mesma área solicitem ao Centro de Formação a que pertencem, formação direcionada para esta temática.
      Na verdade, cada vez mais, as escolas têm apostado nesta área, por ser uma área atrativa para os nossos alunos e de grande pertinência para a realidade atual.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *